Workshop realizado em Corda

Atualizado: 17 de Set de 2018


A localidade de Corda, localizada no Planalto Leste, concelho de Ribeira Grande, acolheu no dia 3 de Julho um workshop, visando a criação de novas dinâmicas para o turismo rural de qualidade. Apostar na formação e capacitação é a principal necessidade da população, sobretudo para os que recebem turistas.

Esta é uma região com um forte potencial turístico, existindo ainda um défice em explorar os recursos existentes de forma sustentável e a necessidade de proporcionar uma experiência única aos seus visitantes. É nesta linha que os participantes consideraram que a aposta na formação e capacitação seria uma mais-valia para o incremento do turismo em Corda.


“Esta zona tem um potencial turístico muito forte, realmente há necessidade da criação de um posto de informação turística situado nos “miradouros” que serve como um guião de orientação na localidade e espero que o projeto coloque em prática as ideias que foram delineadas durante o encontro”

- considerou o porta-voz da comunidade, Manuel André Gomes.


O Planalto Leste tem muito a oferecer, embora alguns constrangimentos precisam ser ultrapassadas, é esse o desejo de todos aqueles que estiveram presentes nesta atividade.

Segundo o porta-voz da comunidade esta ação foi muito importante, uma vez que começou a despertar na comunidade o interesse pelo turismo. “Os participantes despertaram a curiosidade pelo turismo em Corda, uma zona que já teve sucesso em outros tempos, mas que actualmente vem perdendo o seu potencial. Espero que tenhamos mais formações por forma a consciencializar o pessoal no sector turístico e desenvolve-lo no Planalto leste”.

A mesma atividade chegará a Lagoa, no dia 4 de Julho 2018. A pertinência desta ação prende-se com a importância de envolver as comunidades rurais no processo de criação de uma rede local e inclusiva de turismo sustentável em Santo Antão.

Projeto RAÍZES

© Copyright 2020 - ADPM.

Todos os direitos reservados