top of page

Ação de formação para Agentes de Desenvolvimento inicia para 26 jovens


Iniciou a 4 de Março, em Porto Novo, o curso de Agentes de Desenvolvimento em Turismo, destinado a 26 formandos, sendo 22 da Ilha de Santo Antão e quatro da ilha de São Nicolau.

Esta formação tem por objetivo capacitar futuros agentes de desenvolvimento local, com foco no turismo, de modo a que os formandos possam, no futuro, impulsionar dinâmicas socio-económicas nas comunidades onde estão inseridos.


A maioria dos formandos estão desempregados, mas possuem já alguma experiência profissional. Passaram por um processo de seleção e terão fortes probabilidades de serem bons agentes de desenvolvimento. A formação que agora frequentam dar-lhes-à um importante conjunto de ferramentas para a sua futura vida profissional.


Por seu turno, o presidente da autarquia do Porto Novo, Aníbal Fonseca, considera que este curso é fundamental, sobretudo quando o turismo é o setor chave de desenvolvimento e, é necessário ter pessoas formadas, capazes de serem líderes desse processo. “Esses 26 jovens são os primeiros a receber esta formação, por isso, as expectativas são enormes. Um leque de formadores nacionais e internacionais vão capacitar os jovens para dar o maior impulso ao setor do turismo em Santo Antão”.


Um dos formandos, José Carlos, diz que as expectativas são enormes e durante os seis meses, os formandos estarão engajados de modo a poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, no terreno, de maneira a aproveitar os benefícios do turismo em prol do desenvolvimento das comunidades.

A formação é homologada pelo IEFP, contempla uma componente teórica de 536 horas em sala de aula e um período de formação prática em contexto de trabalho.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Projeto RAÍZES
bottom of page