Sessão pública de apresentação do Projeto Raízes

Atualizado: 17 de Set de 2018



O projecto Raízes - Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão, aponta como principais metas a diversificação e a qualificação da oferta turística na Ilha de Santo Antão até 2020, com base na valorização do património, entendendo o turismo sustentável como uma oportunidade para a geração de rendimentos e a melhoria das condições socio-económicas.

Apresentado publicamente a 20 de Março de 2018, em Porto Novo, na presença do chefe da cooperação da União Europeia, José Romam Leon Lora, está em execução há seis meses e incide ainda na capacitação das organizações de sociedade civil e dos empresários que actuam no sector turístico na ilha.


Co-financiado pela União Europeia, em cerca de 500 mil euros (55 ml contos), o projecto Raízes propõe ainda a criação, dentro de três anos, de um plano de acção para o turismo sustentável, a criação de atrativos turísticos, tais como centros de interpretação e sinalização de rotas. O projeto inclui uma componente de promoção turística prevendo a produção de materiais de divulgação, designadamente um guia de ecoturismo, mapas com rotas e uma aplicação para dispositivos móveis.


O projeto contempla ainda uma forte componente de capacitação, entendendo a qualificação dos recursos humanos como uma peça chave na melhoria da qualidade da oferta turística. Empresários, artesãos, dirigentes associativos e funcionários públicos serão alvo de ações de capacitação diversificadas. Um doutoramento em turismo será ainda iniciado durante o período de duração do projeto, a ser ministrado no ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais.

© Copyright 2020 - ADPM.

Todos os direitos reservados