top of page

Concluída formação para Associações Locais no Paul

Atualizado: 17 de set. de 2018


Após a realização da formação para as associações locais no concelho do Paul, os formandos fazem balanço positivo da atividade e dizem-se motivados em melhorar a atuação nas suas comunidades e contribuir para um turismo mais sustentável.


Depois dos concelhos da Ribeira Grande e Porto Novo, a ação de formação para as associações locais decorreu no Paul, de 6 a 21 de Julho. Uma formação destinada aos dirigentes, colaboradores e dinamizadores de associações deste concelho, com o objetivo de aproveitar as oportunidades do turismo.


A avaliação da formação por parte dos formandos, foi positiva, como se pode verificar por alguns dos testemunhos recolhidos:


“Esperamos ter outras oportunidades do género, de forma a auxiliar os conhecimentos ainda mais, enquanto colaboradores e líderes associativos. Os temas foram pertinentes e, é claro, uma mais- valia, porque ajuda-nos a melhorar a atuação na nossa comunidade. Desde o primeiro dia, os participantes demonstraram-se engajados e, de facto, é disso que precisamos, por isso o balanço é positivo.”

Afirma o porta-voz dos formandos e ativista local, Ivanildo da Graça.


Para alavancar ainda mais o turismo no concelho do Paul, é necessário um envolvimento de todos, isto é, a elaboração de um plano integrado de modo que haja uma união e seguimento de uma linha orientadora de todos os intervenientes, remata Ivanildo da Graça.

Como ativistas temos um papel importante, sobretudo quando se fala do turismo. Temos conhecimento da realidade local e temos de criar condições para potenciar um turismo local e tê-lo como fator de rendimento. Mas para isso, temos de criar um plano integrado de maneira que haja união entre os atores”.


Durante 30 horas, 20 formandos concluíram a formação que, enquanto agentes de desenvolvimento, desempenham um papel importante na criação de novas dinâmicas socioeconómicas que poderão ser potenciadas com o turismo.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Projeto RAÍZES
bottom of page