1ª ação de formação em qualidade do serviço em turismo terminou, em Porto Novo, com saldo positivo


Entusiasmo e satisfação foram as reacções expressas pelos 24 formandos que concluíram, no dia 7 de Dezembro, a primeira ação de formação em qualidade dos serviços turísticos, realizada em Porto Novo.

Durante 30 horas uma ação de formação dirigida a gestores e funcionários de alojamentos e restaurantes, decorreu em Porto Novo, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados nesta ilha.

Feita a avaliação global da formação pelos formandos, verificou-se a satisfação e o entusiasmo demonstrados pelos participantes. Andreia Andrade refere que os conhecimentos foram reforçados, constituindo uma mais-valia, não só enquanto pessoa, mas também enquanto profissional do setor.

É importante referir que o setor turístico, em particular, requere formações constantes. Já tinha conhecimentos nesta matéria, mas acredito que foram reforçados. Aquilo que apreendi será aplicado, isto é, prestarei um serviço com mais qualidade.

Não adianta fazer um trabalho só por fazer, mas sim, é preciso demonstrar empenho naquilo que se faz, não só para os turistas, mas também para os residentes. Atualmente o mercado em Santo Antão está a crescer em termos turísticos e, a concorrência ainda é maior, daí que a qualidade do serviço é a palavra-chave para o sucesso de um negócio”.

Esta ação de capacitação pretende desenvolver competências técnicas e transversais, tendo em vista a melhoria do perfil, experiência e conhecimentos profissionais dos formandos, potenciadores de uma liderança forte e mobilizadora, em sintonia com as exigências do mercado turístico.

O programa da ação abrangeu temas como qualidade do atendimento e do serviço; construção de uma imagem de qualidade; direito do consumidor e ainda marketing turístico e de relacionamento.

Formações similares irão decorrer brevemente nos concelhos de Ribeira Grande e Paul.


Projeto RAÍZES

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